VÍDEOS SOBRE FILOSOFIA, TERAPIAS, PSICOLOGIA E AFINS

A educação:


A escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares, e distante da vida dos professores e alunos, se deparar, a cada dia, com um mundo que faz perguntas cada vez mais globais e urgentes, como a necessidade de considerar o todo, o planeta, a cidade.  Quais os desafios da educação no mundo contemporâneo?
Com Viviane Mosé psicóloga, psicanalista, poetisa,mestre e doutora em Filosofia.

Veja o vídeo no link abaixo:

http://www.cpflcultura.com.br/site/2010/07/21/cafe-filosofico-cpfl-a-educacao-viviane-mose/
 





A fragilidade do tesão


Por mais que nossa sociedade proclame a importância do desejo sexual, ela sente o tesão como vulnerável, sucumbindo rapidamente à rotina. Pior ainda quando, além da rotina, sentimos medo das crises. Como, então, preservar esse sentimento-sensação precioso contra ameaças internas e externas? Podemos manter acesa a chama do erotismo, mesmo em tempos adversos?Com Flavio Gikovate.

Acesse o vídeo pelo link abaixo:


Como a sombra pode auxiliar o processo de conhecer a si mesmo:

Nelma Rosa Bittencourt psicóloga, pela USP, formada em medicina chinesa, pela Escola Paulista de Medicina e em metafisica, pela Universidade de Brasília discute o fenômeno sombra no processo de individuação. 


Veja no link abaixo
http://vimeo.com/26888064




Do Tédio ao Respeito de Si: Educação Moral e Formação Ética – Yves de La Taille

No encontro, serão propostas duas análises complementares da contemporaneidade. Primeiro, falaremos de uma ‘cultura do tédio’, de falta de sentido existencial que comprometem a realização ética de uma ‘vida boa’. Em seguida, falaremos de uma ‘cultura da vaidade’, de superficialidade, que comprometem a legitimação moral de deveres. Finalmente, à luz da abordagem psicológica, serão apontadas ações educacionais desejáveis para a construção de uma ‘cultura do sentido’ e uma ‘cultura do respeito de si’

ACESSE O VÍDEO PELO LINK ABAIXO: