quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Neuropepitídeos: como seu pensamento e sentimento afetam teu corpo e saúde

Temos em nosso corpo um "exército" que a todo instante está a nos defender de ameaças externas à nossa saúde: Nosso sistema imunológico.
Acreditamos que somente bactérias, virus e enfermidades de forma geral são coisas malignas, porém você se surpreenderá ao saber que pesquisas médicas e científicas concluíram que um dos maiores inimigos do nosso organismo não são os micróbios e sim nossos pensamentos, palavras e sentimentos.
Nosso cérebro não tem férias ele trabalha ininterruptamente regulando todos os processos de nosso corpo, desde o sistema nervoso até a atividade sexual, e regulando também as funções de metabolismo e seu equilíbrio químico. 
Hoje já se sabe, pelas descobertas científicas, que quando se tem um pensamento o cérebro produz substâncias que abre o que se poderia chamar de "janela" para a atuação dos sentimentos.
Quando o pensamento é concluído a "janela" se fecha, isso é o que acontece, por exemplo, quando temos uma sensação de prazer ao avistar algo ou alguém que gostamos muito, essa sensação é resultado de uma substância química que percorre nosso corpo. Cada reação que temos como o medo, o prazer, o desejo e etc. são provocadas por substâncias químicas diferentes. 
Essas substâncias químicas são os chamados NEUROPEPITÍDEOS.
Esse neuropepitídeos são neurotransmissores que na realidade são substâncias que  são liberadas numa sinapse por um neurônio afetando o comportamento de outra célula (um nerônio, uma célula muscular, etc). Atualmente são conhecidos mais de 50 neuropepitídeos classificados como excitatórios ou inibitórios.
Houve um fato que a ciência descobriu , mas que quase ficou inadivertido.
Era de conhecimento que as células do sistema imunológico, como todas as demais,  continham um compartimento de descarga em sua membrana para assimilar diversas substâncias. Descobriu-se que na membrana de cada um dos linfócitos(um tipo de leucócito ou glóbulo branco) que defendem o corpo contra bactérias, vírus, fungos, parasitas e etc. existe um ponto onde ele recebe os neuropepitídeos.
Concluindo daí que importa ao sistema imunológico é o que pensamos!
O cérebro só cria doença que conhecemos, ou seja, o nosso medo em ter uma doença é o precursor da criação dela.
Somos responsáveis pelos nossos sentimentos, somos responsáveis por nossa saúde então!
Uma palavra pode nos matar, pois poderá deprimir nosso sistema imunológico. Tem mais o nosso sistema imunológico está sempre "escutando" nosso monólogo interno: raivas, medos, ofensas que escutamos e por aí vai. A partir daí as células começam a receber as "mensagens" dessas "pragas danosas"  é então quando um órgão mais debilitado sucumbe em seu processo natural.
O sistema imunológico não só escuta, mas reage de acordo com o pensamento e esse diálogo emocional.
As células que defendem nosso corpo tem pontos receptores de neuropepitídeos, as substâncias que produzimos no cérebro com cada pensamento, com isso a resposta do nosso corpo às intromissões de germes patógenos ou ofensas, vai variar dependendo do amor que temos por nós mesmos.
TUDO QUE FAZEMOS OU DEIXAMOS QUE NOS FAZEM TEM CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS.
Ame a si mesmo.
Certas terapias tem o como função desbloquear sentimentos enraizados em nosso inconsciente liberando-nos de condicionamentos que nos induzem a certos padrões de pensamentos e consequentemente de sentimentos. Vimos no texto acima o que certos pensamentos podem fazer a nível físico. A EFT que em português significa Terapia de Libertação Emocional consegue desbloquear esses sentimentos enraizados dentro de nós nos liberando para que tenhamos uma vida mais saudável.
Maiores informações pelo e-mail: eliasreis.eft@live.com

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário