quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Por que não fazemos o deveria ser feito?


Algumas pessoas vivem adiando decisões e ações por dias, meses e até anos e com isso acabam se tornando pessoas insatisfeitas, ansiosas e descontentes com a própria vida.
Usa-se um termo para esse tipo de comportamento: A Procrastinação. Esse termo significa adiar alguma ação útil ou importante que deveria ser feita agora. Isso pode ocorrer nas mais diversas áreas da sua vida impedindo que você realize uma vida plena.Exemplos : aquela reforma da casa, um curso, buscar um trabalho melhor, sair de uma relação que não está mais satisfatória para ambos os lados, fazer aquela dieta,fazer uma viagem, aprender uma língua estrangeira, iniciar um novo projeto profissional e etc.
A procrastinação não se dá por “fraqueza” ou por falta de inteligência. Pessoas consideradas “fortes” também vão ter episódios de procrastinação, e o mesmo ocorrerá com pessoas vistas como muito inteligentes. Quando estamos adiando algo que é importante,  estamos vivenciando a manifestação de mecanismos sabotadores conscientes e inconscientes.
 Por trás do eterno adiar, existem várias crenças, pensamentos e sentimentos negativos que estão nos amarrando, e que muitas vezes não conseguimos perceber. Muitas desculpas podem surgir para justificar a tomada e ações: Preciso esperar o melhor momento, sou novo demais, sou velho demais, preciso antes aprender tal coisa, tenho que me tornar uma pessoa de tal jeito para poder fazer isso, não me sinto capaz o suficiente, quando a economia melhorar eu faço, nessa cidade não tem como começar, só quando eu ficar mais magro, se eu fosse mais bonito já teria começado, não comecei ainda porque minha família não me apóia, preciso que determinada pessoa me ajude e ela nunca tem tempo e é por isso que ainda não comecei, vou fazer quando minha situação financ. melhorar...
Raras vezes as razões que surgem são realmente impeditivas de se realizar o que se deseja. Normalmente, são apenas obstáculos que podem ser superados com um pouco de atitude e criatividade. Outras vezes, não passam de desculpas que servem apenas para mascarar outros sentimentos mais profundos: medo de dar certo, medo do fracasso, medo do julgamento, questões mais profundas de auto estima e etc...

As desculpas que nós usamos têm uma força emocional negativa por trás delas, e é por isso que elas parecem verdadeiras e nos sabotam. A EFT é uma ferramenta que limpa profundamente os aspectos emocionais das crenças e pensamentos negativos que carregamos. Ao fazermos essa limpeza, as desculpas perdem a força emocional e começam a parecer sem sentido (tanto racionalmente como emocionalmente) e assim deixamos de nos sabotar. 

Para maiores informações sobre a EFT(Emotional Freedom techniques) Terapia de Libertação Emocional e tratamentos pelo email eliasreis.eft@live.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário