segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Como manter uma boa saúde

Temos que ter em mente que a saúde nós só nos apercebemos dela quando a doença se instala.  Creio que temos que compreender como é o processo de instalação da doença, para que tenhamos condições de trabalhar nossos hábitos para  manter nossa saúde.
A relação entre o estado emocional/psicológico com o estado de saúde é estreita, ou seja, nossa saúde depende em grande parte de nosso emocional e psicológico. Existem fatores físicos que podem causar certos tipos de doenças, mas mesmo assim certas linhas esotéricas e holísticas ainda tem como base que essas disfunções que seriam provocadas por agentes físicos também são consequências de estados espirituais alterados.
 Por exemplo o stress provoca a maior  produção de cortisona (hormônio produzido pelas glândulas supra-renais) o que leva a destruição das células de defesa do organismo.
São algumas fases lentas e graduais que formam o processo de adoecer:
1. Tensão emocional;
2.Distúrbio das funções;
3. Ocorre nessa fase a modificação celular de seu estado normal;
4. A falência do processo celular, consequente lesão e está instalada a doença.
Para manter uma boa saúde precisamos atender a certas necessidades:
a)Fisiológicas: sono, fome, etc;
b)De segurança:  estabilidade , ordem, etc;
c)De amor e fraternidade;
d)De estima: auto-respeito, auto-aprovação;
e) De auto-atualização: desenvolvimento de capacidades;
f) De espírito: desenvolvimento espiritual.
O stress contínuo e uma atenção exagerada dada a aspectos negativos de experiências vividas interferem direta ou indiretamente em nosso estado de saúde.
Trabalhar a harmonia em nossas vidas requer o hábito aceitar as coisas como elas são, não de forma conformista, mas de forma a não darmos exagerado valor aos aspectos negativos de algo que aconteceu, e sim tentarmos aprender com aquela experiência o que pode nos fazer evoluir como seres humanos.
Só aceitando o que temos e amando o que temos é poderemos fazer as transformações necessárias em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário