quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Nosso centro de equilíbrio

As pessoas em geral hoje em dia buscam satisfação em diversos aspectos de suas vidas tentando preencher um vazio que nunca acaba, isso é o resultado da falta de auto-conhecimento, amor e por não estar desempenhando seu verdadeiro "papel" na vida.
Em outro artigo publicado nesse mesmo blog falo de como manter uma boa saúde e existem alguns fatores que devem ser atendidos para que a saúde seja farta, esses mesmos fatores também se forem atendidos levam a pessoa a um equilíbrio em sua vida como um todo e portanto pode servir de balizamento para o preenchimento desse "vazio interior". A estima (auto-respeito e auto aprovação), auto-atualização (desenvolvimento das capacidades), as necessidades do espírito(desenvolvimento espiritual e "alimento espiritual) são esses fatores de que falo.
Ao desempenhar o verdadeiro "papel" na vida, ou seja, quando o ser está em harmonia e conectado com sua missão de vida ele sente prazer em seu trabalho e em sua vida social, essa missão de vida que falo é quando o indivíduo faz quilo que gosta, principalmente em relação ao seu trabalho. Isso pode ser complicado nos dias atuais onde as solicitações financeiras são enormes e os compromissos fazem que a pessoa não tenha muitas escolhas, mas isso só se fará consciente no momento em que as coisas na vida dessa pessoa começarem a não funcionar corretamente, gerando problemas cíclicos e consequente "vazio interior", depois disso se começa a buscar através de prazeres efêmeros(excesso de alimento, drogas, sexo casual, etc.) a solução para esse problema é a reavaliação dos rumos que  o ser tem dado em sua vida, às vezes será preciso"dar alguns passos para trás" para em seguida recomeçar em "nova direção". Em muitos casos o custo/benefício desse recomeço é alto e o indivíduo não se dispõe a fazê-lo o que só atrasará sua evolução como ser humano.
Quando se busca o equilíbrio em coisas internas ao espírito humano como amor, altruísmo, respeito, auto-conhecimento, auto-desenvolvimento, auto-evolução não se tem esse "vazio interior", mas quando se coloca o ponto de equilíbrio fora do próprio ser como por exemplo, como alguns dizem que vivem buscando o amor de suas vidas que irão fazê-los felizes, através de drogas lícitas ou ilícitas, do sexo casual sem um relacionamento mais profundo entre as partes ou através de prazeres sejam eles quais forem que venham a substituir os reais valores que deveriam ter a vida de um ser humano o resultado quase sempre é desastroso. Quando se coloca nas mãos de outra pessoa ou em outra coisa qualquer externo ao ser a felicidade que só o próprio ser tem condição de gerar é o mesmo que jogar na loteria, não se sabe o resultado que poderá se obter, e em geral a infelicidade acontece. Isso é o que me refiro em ter ou não o centro de equilíbrio dentro do próprio ser, ou seja, você mesmo!  Quero ressaltar que buscar um relacionamento não é a busca da felicidade e o amor com fim. Somente duas pessoas equilibradas conseguem vivenciar uma relação harmônica, a felicidade e o amor são como combustíveis para essa relação, precisa-se do amor para viver uma relação e não o inverso, concluindo, e não de uma relação para viver um amor. Só amamos alguém se conseguimos amar a nós mesmos e a tudo que nos rodeia e o que temos em nossa vida.
A Terapia de Libertação Emocional-  EFT  vem como ajuda nesses casos retirando os bloqueios que impedem o indivíduo de viver suas plenas capacidades e o seu real potencial, principalmente em relação a auto-estima, auto-respeito e auto-aprovação. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: eliasreis.eft@live.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário